Implantes dentários com carga imediata funcionam, mas nem todos podem fazer

implantes-dentarios-com-carga-imediata-funcionam-mas-nem-todos-podem-fazer Uma das perguntas que mais recebo em meu site é em relação aos implantes dentários com carga imediata, ou seja, aquele tipo em que o dentista coloca o implante e na mesma consulta já coloca o dente. Realmente essa técnica veio para, assim como tantas outras, ser mais uma evolução dentro da Odontologia. Imagine que maravilha chegar ao consultório do dentista sem dente e sair de lá com um lindo sorriso ao invés de ficar esperando por alguns meses para que os dentes pudessem ser colocados. 

Os implantes com carga imediata são um grande passo dentro da área de implantes dentários e, por isso, muito difundidos atualmente. Mas, infelizmente esse procedimento ainda não pode ser aplicado para todos os pacientes. O cirurgião dentista deve pedir exames que mostrem com segurança a quantidade e a qualidade óssea do paciente.

O paciente que irá receber carga imediata deve apresentar altura óssea que permita ao profissional colocar um implante de bom comprimento e largura óssea para que seja possível um implante de bom diâmetro, levando-se em consideração a carga mastigatória da região que irá receber o dente e principalmente, ter além do exame necessário, uma sensibilidade para perceber a qualidade óssea desse paciente, para que o implante fique preso com uma força que impeça qualquer movimentação durante a sua integração com o osso. Sem esses três itens, o sucesso do implante fica comprometido.

Pode até ser que o paciente tenha razão, mas também pode ser que o profissional que não indicou a carga imediata tenha tido o bom senso de perceber que aquele não era um caso com reais chances de sucesso. Em casos bem indicados, os implantes dentários apresentam 98% de sucesso para o tratamento convencional e 95% de sucesso para os tratamentos com carga imediata. Estamos falando de índices fantásticos de sucesso e mesmo quando a técnica escolhida por algum motivo falha, temos condições de refazê-la. Em vários artigos digo que é necessária a cumplicidade entre paciente e profissional, em qualquer área de saúde. O paciente deve procurar um profissional que lhe passe informações sobre o planejamento do caso clínico e quais os motivos que ele, profissional, julga ser aquele procedimento o mais indicado para o paciente. Também é útil explicar, ou o paciente perguntar, quais as outras alternativas existentes e os motivos pelos quais elas são piores do que a escolhida.

Muitas vezes, o paciente procura o profissional para colocação de implantes e quando este diz que não é possível a carga imediata, o paciente acha que falta qualificação ao profissional ou que irá procurar outro que faça esta técnica. Se você pensou isso a respeito do dentista que consultou, é porque realmente não confiou nele e essa já é um contra indicação para o tratamento com esse profissional, já que como citei acima, a cumplicidade é importante.

Fazer carga imediata em pacientes sem as indicações necessárias, faz com que os índices de sucesso caiam drasticamente e o sucesso passa a ser mais uma questão de sorte do que de técnica. Fazer implantes dentários, método tradicional ou carga imediata, sem a indicação correta, faz com que ocorra a segunda pergunta que mais recebo em meu site, qual motivo pelo implante não ter dado certo.

Já contra indiquei a carga imediata em muitos pacientes, alguns aceitaram meus motivos, outros procuraram uma segunda opinião que foi concordante com a minha e muitos encontraram algum profissional que realizou o trabalho. Dos pacientes que realizaram o sonho da carga imediata em outro local, sem as condições necessárias para recebê-la, muitos retornaram ao meu consultório para refazer o trabalho e alguns poucos não retornaram, ou porque encontraram outro profissional que apesar de também não ter indicado a carga imediata, tenha tido uma maior empatia com o paciente ou porque tiveram a sorte de, mesmo sem as condições ideais, o trabalho ter conseguido um sucesso.

Quando for fazer sua consulta para colocação de implantes dentários, converse com o seu dentista, tire as suas dúvidas, afinal, seja colocando os dentes no mesmo dia dos implantes ou alguns meses após a cirurgia, o importante é ter a saúde bucal restabelecida.